A escova inteligente reduz o volume, hidrata os fios, abaixa os frizz e deixa os cabelos com aspecto natural e saudável. A vantagem da escova inteligente é que ela pode ser feita noscabelos tingidos, por isso tantas famosas são adeptas dessa maravilha, como Juliana Paes e Carol Castro, a escova não conquistou somente as famosas, mas também muitas mulheres que gostam de cuidar dos cabelos e manter o visual impecável.
A escova inteligente surgiu no mercado depois do alisamento japonês e das inúmeras escovas progressivas, tendo como vantagem sobre as demais concorrentes a promessa de não agredir a saúde dos fios dos cabelos, além de poder lavar as madeixas imediatamente após o processo da escova. É uma verdadeira maravilha, não é mesmo?
A escova inteligente conquista cada vez mais clientes e mulheres adeptas do processo. A técnica é perfeita para quem deseja alisar e reduzir o volume dos cabelos, mas sem deixar o visual “chapado” demais e sem movimento, como as demais escovas que deixam os cabelos com aspecto artificial demais.
Para as mulheres que já utilizaram outros tipos de escovas progressivas ou já utilizou muita tintura no cabelo, a escova inteligente é uma ótima alternativa, já que os produtos utilizados na escova inteligente possuem proteína, queratina e aminoácidos – substâncias especiais que proporcionam mais força e brilho aos cabelos.
Segundos os cabeleireiros, a escova inteligente é o método que menos agride os fios. Perfeito para as mulheres que não vivem sem a escova progressiva e desejam manter os fios lisos, porém sem agredi-los. No entanto, mesmo sabendo que a escova inteligente não agride a saúde dos fios é bom não abusar dessa técnica e procurar um cabeleireiro para fazer apenas retoques – que geralmente é de dois a três meses após ter feito a escova inteligente.
Porém, não há como negar que ao longo do tempo os cabelos acabam sofrendo com os danos dessas técnicas e, por isso, é muito importante que a mulher que submete a esses processos químicos e realize manutenção dos fios, utilizando shampoos e condicionadores, além de máscaras específicas para os cabelos quimicamente tratados. Além disso, as hidratações intensas e tratamentos de reconstrução dos fios são indispensáveis.
Outro diferencial da escova inteligente é que depois de se submeter a essa técnica, a mulher não precisa ficar três dias sem prender e sem lavar os cabelos, já que isso é um verdadeiro sofrimento para algumas mulheres. A escova inteligente leva cerca de uma hora e meia para ser aplicada nos cabelos e o custo varia conforme o salão, mas principalmente de acordo com o comprimento do cabelo de cada mulher.
Aliás, esse é fator principal que diferencia a escova inteligente das demais escovas, como a escova progressiva, por exemplo, que é a sua durabilidade. Por não conter uma grande quantidade de produtos químicos, os responsáveis por proporcionar a mudança na estrutura dos fios, a escova inteligente possui uma durabilidade menor. Em alguns tipos de cabelos, como os cabelos crespos, a escova inteligente não promove o alisamento total, porém ajuda a reduzir o volume e deixar os cachos mais definidos.
Basicamente, o objetivo da escova inteligente é reduzir o volume e hidratar os cabelos, pois contêm substâncias especiais, como a queratina e a proteína, além de ajudar na reconstrução dos fios quebrados e danificados por outros processos químicos.
Antes de iniciar o processo de como fazer a escova inteligente, é importante que o produto seja testado em uma mecha do cabelo para verificar se a mulher não vai ter possíveis reações alérgicas com as substâncias da escova. Além disso, o teste da mecha serve para verificar se o fio de cabelo possui resistência o suficiente para realizar a escova inteligente.
Depois do teste feito, os cabelos são lavados com shampoo anti-residúos para remover toda a sujeita e impureza do cabelo, além de abrir as escamas da fibra capilar, facilitando a penetração do produto e garantindo excelentes resultados. Em seguida, o excesso de água é removido e depois os cabelos são secados com um secador. Depois de feito isso, as madeixas são dividas em mechas e o cabelo recebe um creme a base de tiogicolato de amônia.
O produto fica agindo sob os cabelos, por aproximadamente 20 minutos. Depois é feito uma escova ainda com os cremes no cabelo. Em seguida, sem enxaguar o cabelo, é feito a selagem térmica passando a chapinha para fechar as escamas da fibra capilar. Agora é o momento de aplicar a mascara reconstrutora a base de queratina e depois, hora de lavar os cabelos. A finalização da escova inteligente é uma escova normal, sem a necessidade de passar a chapinha.
Confira o passo a passo abaixo:
50 ml de queratina em gel ou liquida (marca embeleze)
80 ml de soro glicosado 0,5% (pode ser comprado em farmácia )
30 ml de desfrizante (marca nizaca)
1 vidro de xampu anti-residúo.
1 secador
1 chapinha de cerâmica com íons, com uma temperatura de aproximadamente 170ºc
1º Passo: Lave os cabelos com shampoo anti-residúo, de preferência duas vezes. Depois é só enxaguar os cabelos até remover totalmente os resíduos de shampoo.
2º Passo: Retire todo o excesso de água com uma toalha seca. Lembre-se sem esfregar ou torcer o cabelo.
3º Passo: Arrume uma vasilha de plástico ou vidro, lembrando que não pode ser de alumínio. Coloque todos os produtos citados acima no passo a passo e misture bem. Coloque-os dentro de um borrifador.
4º Passo: Para facilitar na aplicação do produto, divida os cabelos em várias partes e aplique-o mecha por mecha, penteando com um pente de dente fino para distribuir de forma uniforme o produto em todo o fio.
5º Passo: Pronto, daqui pra frente você terá madeixas muito mais lisas, bonitas e sedosas. Aproveite o resultado da escova inteligente e desfrute do seu lindo cabelo.
Confira o antes e depois de algumas mulheres que já desfrutaram dos benefícios da escova inteligente. Quem sabe você não se empolga para fazer a escova inteligente também, não é mesmo? Veja as fotos e os resultados: