O nome é tão assustador quando ela: Celulite. A celulite é um problema que incomoda muitas, se não todas as mulheres, o pior de tudo é que a celulite não escolhe raça, cor e nem classe social. O problema deixa as mulheres bastante chateadas, especialmente quando resolve aparecer em certas áreas do corpo como bumbum e culote, deixando a região com uma aparência nada agradável.
A Celulite é caracterizada por um conjunto de fatores que provocam modificações na camada de gordura. Ela pode ser tanto generalizada ou localizada e pode ter diversas causas. Dentre as causas mais frequentes estão, tendência genética, stress, anticoncepcionais, TPM, roupas muito apertadas, sedentarismo, alimentação irregular com muito sal e gordura, falta de água no corpo, entre outros…
Os avanços dos tratamentos estéticos estão cada sempre em buscas de novos procedimentos para acabar de vez com os temidos furinhos que ficam expostos na pele do público feminino. Em especial, um tratamento que vêm chamando muito atenção dos profissionais é a mesoterapia.
A mesoterapia consiste na aplicação por meio de injeções, de baixas doses medicamentosas nos locais onde é encontra a temida celulite. Entretanto, por ser uma novidade no mundo dos tratamentos estéticos, alguns profissionais não recomendam o tratamento, pois ainda não há uma comprovação dos efeitos colaterais.
1. Hereditariedade
2. Problemas circulatórios, ou seja, quando o sangue não flui muito bem acaba deixando a drenagem das toxinas prejudicadas e isso faz com que o líquido entre as células se torne mais viscoso, causando a temida celulite.
3. Alterações hormonais. Níveis de estrogênio muito alto que pode acabar provocando disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar ainda mais a celulite. A pílula anticoncepcional também pode ocasionar o surgimento da celulite, pois adicionam uma dose a mais de hormônio circulando em nosso organismo.
4. É muito importante também prestar atenção ao seu estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, o estresse e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o surgimento da celulite.
A celulite pode apresentar quatro diferentes estágios de evolução. São eles:
Grau 1: A gordura fica acumulada nas células que aumentam de volume. Quando a área é submetida a algum tipo de pressão, apresenta uma discreta deformidade. Nesse estágio não há dor e nenhum tipo de alteração circulatória.
Grau 2: Nesse estágio as células estão um pouco mais cheias de gordura, por isso causa a compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos. Ou seja, as toxinas que deveriam ser eliminadas, se acumulam. No grau 2 há inchaços e alterações visíveis na pele, mas não há dor.
Grau 3: As células de gorduras ganham ainda mais volume, surgem nódulos visíveis na pele. Nesse estágio o tecido gorduroso endurece e o acúmulo das toxinas é maior. A pele fica com aquela famosa aparência de “casca de laranja”. Nesse caso é comum surgir sensações de peso e cansaço das pernas, pois já afetou a circulação.
Grau 4: O último e mais avançado estágio, com certeza o mais complicado de ser tratado. O tecido gorduroso nesse estágio se torna muito endurecido e doloroso, a circulação já está bastante comprometida e a pele ganha uma aparência nada agradável. No grau 4 é comum que as pernas fiquem inchadas, pesadas, cansadas e extremamente doloridas.
Tratamentos para acabar de vez com esse problema é o que não falta, porém ainda não inventaram nada milagroso para a celulite, ou seja, você não vai fazer um procedimento estético e acordar no dia seguinte livre da celulite. Para alcançar esse sonho é preciso muito tempo e dedicação, a manutenção dos tratamentos também é bastante importante. Caso contrário, a celulite voltará pois é um problema crônico. Abaixo uma lista dos tratamentos mais usados contra a celulite:
Eletrolipoforese: O tratamento consiste na introdução de agulhas extremamente finas na região onde se encontra a celulite. As agulhas são conectadas a um aparelho que dissolve a gordura, além de melhorar a circulação do tecido gorduroso.
Drenagem linfática: A drenagem linfática é um método com massagem manual, mas também existe possibilidade da utilização de aparelhos. A drenagem linfática é muito recomendada, pois potencializa a ação dos outros métodos.
Lipoaspiração: A lipoaspiração é um método cirúrgico onde se retira a área afetada pela celulite, mas existem muitas indicações precisas e restritas.
É importante começar a se cuidar desde cedo para o quadro da celulite não agravar-se quando adulta. Nos casos mais avançados, o tratamento já é mais demorado e a paciente deve ter muita dedicação. A melhorar forma de cuidar da celulite é com massagens localizadas, aliada a uma ótima alimentação e tranquilidade. A alimentação deve ser com baixa quantidade de calorias, proteínas e gordura.
Você pode prevenir a celulite seguindo as nossas dicas:
Recomenda-se aplicar os cremes que se dizem redutores de celulite fazendo uma massagem, pois estimula a circulação do corpo, o que melhora a penetração dos ativos do cosmético. Confira abaixo uma lista com dicas de creme para se livrar de vez das temidas celulites, veja a seguir: