Qualquer tipo de problema ou doença preocupam as mulheres, mas poucas sabem que há um grande vilão a espreita em vários lugares impensáveis que pode atacar as unhas e causar grande estrago, os fungos. Antes de abordar as formas de prevenção e tratamento para os males destes seres, vamos entendê-los melhor.
Os fungos são seres microscópicos que podem ser encontrados na natureza divididos em dois grupos distintos: as leveduras, que são seres unicelulares e os bolores, pluricelulares. Os dois podem ser encontrados no meio ambiente, nos animais e até mesmo nos seres humanos e, para se desenvolverem, precisam de calor e humidade, um ambiente propício para a sua proliferação que está muito presente no nosso dia a dia.
Somando os componentes destes dois grupos, existem cerca de 230 mil espécies conhecidas, sendo que apenas 100 podem causar algum tipo de problema ao ser humano. Um dos fungos mais conhecidos que costumam atacar as unhas é o onicomicose, conhecido popularmente como micose, um problema que embora seja comum, causa muito constrangimento para quem tem o problema. Infelizmente, as unhas não são as únicas partes do corpo que podem ser atacadas pelos fungos, tais como a pele e até mesmo o sangue.
A micose é causada primariamente por dermatófitos, um grupo de fungos que invadem a parte superficial ceratinizada, como unhas, pele e pelos. Mas os fungos não dermatófitos também podem causar micoses. Como foi dito anteriormente, lugares quentes com muita umidade são os ambiente propícios para a proliferação dos fungos e como os pés e as mão são as partes do corpo que mais entram em contato com estes ambientes, eles também são mais vulneráveis e tem mais chances de serem atacados pelos fungos. Por esse motivo, as micoses sãos as doenças mais frequentes que atacam as unhas das mãos e dos pés, mas apesar de sua alta frequência, é possível evitar seu aparecimento.
Confira também nosso artigo sobre unhas decoradas.
A prevenção contra a micose é algo simples e básico que exige apenas um pouco mais de cuidado com os hábitos diários. Primeiramente, evite ao máximo andar descalço por lugares de uso público com chão úmido como vestiários de clubes ou saunas.
Confira abaixo algumas dicas para se previnir dos Fungos:
Estas são formas simples de prevenir o surgimento de fungos nas unhas, mas caso suas unhas já tenham sido infectadas, confira abaixo as formas de tratamento.
Antes de começar qualquer tipo de tratamento por conta própria, ao observar qualquer sinal, coloração ou textura diferente em suas unhas, procure imediatamente um médico dermatologista, pois ele identificará qual é o problema e lhe indicará 0 tratamento adequado.
O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso, podendo ser por via oral e local e pode abranger o uso de cremes, esmaltes, loções e comprimidos. O tratamento é contínuo e deve ser levado até o fim, podendo durar cerca de 12 meses. Para algumas pessoas este pode parecer um tempo muito longo, mas isso deve-se ao fato de depender do tempo de crescimento das unhas do paciente, devido a isto, o tratamento deve ser contínuo e não pode ser interrompido para que assim os resultados apareçam e haja sucesso no tratamento.
Em casos mais avançados, o tratamento mais utilizado é o via oral, utilizando comprimidos compostos por antimicóticos ou antifúngicos, em seguida um esmalte terapêutico também com antifúngicos em sua fórmula é utilizado como complemento ao tratamento. Durante este período de tratamento, é recomendável que o paciente corte e lixe as unhas o máximo que for possível até conseguir atingir a parte saudável da unha, para que só em seguida aplique o esmalte de tratamento.
Ao perceber qualquer sinal incomum em suas unhas, procure imediatamente um médico especializado, não se automedique, isso pode até piorar o problema. Da mesma forma que é aconselhável evitar o uso de tratamentos alternativos. Falsas crenças como a de que o suco delimão ajuda a acabar com os fungos nas unhas são comumente seguidas e, como já era de se esperar, ela não gera resultado algum. Por fim, já é comprovado que o melhor tratamento é a prevenção, cuide-se e previna-se, assim não haverá chances de ser infectada por fungos.